Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FINANÇAS NA BÍBLIA

     Muitas operações financeiras citadas na bíblia não parecem ser o foco de seus escritores. Existem, porém, aquelas passagens que nos trazem ensinamentos claros sobre essa importante área da vida humana. A bíblia nos ensina sobre direitos, deveres e cuidados relacionados ao dinheiro.
     A bíblia nos ensina sobre o direito à propriedade, inclusive em relação ao dinheiro, pois não devemos cobiçar coisa alguma do próximo (Êx. 20.17). Pobreza e riqueza são condições humanas secundárias na escala de valores bíblicos. Você pode ser rico ou pobre. Deus enriquece e empobrece a quem ele quer (ISm. 2.7), mas o indivíduo pode tomar suas próprias providências num sentido ou em outro. Deus dá riqueza (Ec.5.19) e o diabo também pode fazê-lo (Mt.4.9).
     A cautela sobre os gastos pode ser observada em Lucas.14.28. Jesus disse que aquele que vai construir deve calcular a despesa antes de começar a obra. Isaías nos adverte quanto ao gasto sem sabedoria. “Por quê gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão”? (Is.55.2).
     A parábola dos talentos nos instrui a fazer negócios e investimentos (Mt.25.14-30).
     A palavra do Senhor não proíbe que tomemos empréstimos, mas insiste que sejamos fiéis no pagamento das dívidas (Rm.13.8).
     Também somos instruídos a pagar os impostos, mesmo que os governos sejam injustos, como era o caso dos romanos (Rm.13.8). “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mc.12.17).
Por: Vagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário